Esta é a Parte 1 – Ideia e Exploração do Projecto TREES’R’US, uma série de publicações deste blogue. Ao longo dos próximos posts, irei documentar o que aconteceu durante cinco meses de criação artística, um processo que foi crescendo e ganhando uma dimensão surpreendente. O nome “Trees’R’Us” só surgiu em agosto de 2024 e, a seu tempo, irei explicar o significado deste termo.
Se esta série de publicações ficar inacabada, pelo menos deixo um registo deste processo criativo para que possam apreciar! =)
Neste momento, estamos no final de agosto de 2024. Em maio de 2024, comecei a registar alguns dos resultados das experiências que ia fazendo. O que se segue são algumas dessas transcrições. Espero que acompanhem esta jornada! =)
A Ideia
“Vou criar uma série de trabalhos artísticos inspirados em árvores.”
Ainda estou no início, mas sei que quero explorar a ideia e desenvolver uma interpretação criativa e visual das árvores! Sinto que este projeto tem o potencial de se tornar em algo único e expressivo.
Preciso de inspiração. Que árvores já criei?
Já fiz bastantes…
Os Materiais Possíveis e Apetecíveis
Tenho também, há algum tempo, um rolo de papel pardo com um tom que adoro, e decidi explorar as suas possibilidades artísticas. =)
Este papel pardo tem um grande potencial, mas procuro algo mais abstrato, mais cru. Quero criar algo poderoso, mas sem ser exagerado; algo que tenha presença, mas que seja discreto, como as árvores. Algo que se encaixe bem num ambiente tranquilo e criativo, adaptando-se a qualquer espaço.
Lembro-me de usar esse papel pardo para embrulhar encomendas. Usava uma caneta Posca branca para adicionar detalhes. O que mais me fascinava era a resistência à água: quando se molhava, tornava-se maleável; ao secar, ficava com marcas subtis, mas não se rasgava nem se desfazia.
A Exploração
Decidi experimentar. Comecei a repetir e a refinar técnicas.
Com e sem água. Amachucar, esticar, aplicar cola, usar água com cola. Cola no verso, cola na frente, cola com tinta branca, tinta preta. Sem cola. Adicionar detalhes, cores, texturas. E, claro, testar outros tipos de papel.
Para meu registo pessoal, aqui ficam algumas dessas explorações:
[Fotos pela talentosa Ana Carmela, a musa do Atelier Artéria]
Cheguei à conclusão que houve explorações bem-sucedidas e outras nem tanto, mas todas cheias de aprendizagens.
Este é apenas o início de um processo que espero que seja tão resiliente e dinâmico como as próprias árvores. Vamos ver onde esta exploração me leva. =)
Esta foi a primeira parte de uma série de publicações do Projecto TREES’R’US.
Até breve, para a Parte 2, clica AQUI!
Gostei MUITO da ideia. Está miúda é MUITO TALENTOSA. beijinhos.
Obrigada!!!